VOLKSWAGEN

A história da Volks

A Volkswagen é uma empresa de origem alemã (cujo a tradução é “carro do povo”), com ideias iniciadas em 1924 por um engenheiro alemão-judeu Josef Ganz , que tinha como objetivo principal modernizar a indústria automobilística. Em 1933, Adolf Hitler visitou o Salão Internacional de Berlim e viu nas ideias de Ganz um enorme potencial para fazer a propaganda nazista, e passou a defender a ideia de “carro do povo”, visando robustez e mobilidade da população. Para o desafio de desenvolver um carro que todos pudessem ter, o engenheiro Ferdinand Porsche foi encarregado de projetá-lo de acordo com as exigências.

Nasce um símbolo global

Em 1936, surgia o primeiro protótipo da marca para atender e representar a família alemã: o Fusca, com linhas arredondadas e formato característico, com mecânica simples – motor traseiro de quatro cilindros refrigerado a ar, tendo sua produção iniciada em 1938 na cidade de Wolfsburg. O modelo teve milhares de unidades vendidas em sua estréia e é sucesso até os dias atuais para os amantes de automóveis.

O Brasil como segunda casa

A marca iniciou as atividades por aqui em 1953, com um galpão alugado no bairro do Ipiranga, na capital paulista, produzindo os modelos Fusca e Kombi. Atualmente tem quatro fábricas no país: São Bernardo do Campo - SP, São Carlos - SP, Taubaté - SP e São José dos Pinhais - PR.

O Brasil é o país onde a marca tem a segunda maior presença mundial fora da Alemanha, perdendo apenas para a China.

Como em todo o mundo, o Fusca também foi sucesso de vendas no Brasil, assim como o Gol, lançado em 1980 e líder do segmento até 2012. Estes dois modelos fizeram da Volkswagen a marca “referência em qualidade” por muitos anos no Brasil.

Ver outras marcas