TOYOTA

A história da japonesa

A história começa com Sakichi Toyoda, fundador da Toyoda Loom Works, que criou em 1924 o tear automático com a ajuda de seu filho Kiichiro, revolucionou a indústria têxtil japonesa e passou a exportar seus produtos. Nesse período, Kiichiro viajou para os Estados Unidos e Europa em busca de inspiração, para superar a crise causada pelas guerras no país, e achou na até então iniciante indústria automobilística. Logo ele começou a desenvolver motores a combustão, e em 1933 fundou a divisão automobilística da Toyoda Loom Works. Em 1935 ele desenvolveu um caminhão e um veículo de passeio, e dois anos depois fundou a Toyota Motor Corporation.

 

Um novo jeito de pensar

Com uma filosofia de constante aperfeiçoamento e comprometimento, surgiu o que ficou conhecido como Sistema Toyota de Produção, que implantou o método “just in time” de produzir apenas o necessário, enxugando despesas e permitindo fazer mais com menos. Essa filosofia mudou a indústria mundial e é referência até hoje, tornando a Toyota a maior marca do mundo.

Em 1950 lançou o Land Cruiser, que se tornou ícone de robustez e confiabilidade desde então, cimentando a qualidade dos automóveis japoneses no mundo. Em 1966 veio ao mundo o Corolla, que em 1974 foi o veículo mais vendido no mundo, e desde então vendeu mais de 40 milhões de unidades. Outros modelos importantíssimos são a picape Hilux, o sedan Camry e o inovador Prius.

 

No Brasil

Instalada no bairro do Ipiranga em 1958, a Toyota começou a fabricar o Land Cruiser, e em 1962, em sua nova fábrica instalada em São Bernardo do Campo, lançou o Bandeirante (Land Cruiser brasileiro), que durante 40 anos foi referência de veículos utilitários no país. Em 1998 inaugurou outra fábrica, em Indaiatuba, com o objetivo de nacionalizar a produção do Corolla, que era importado do Japão, o que foi importante para que ele se tornasse o sedan mais vendido da categoria. A linha Toyota hoje também é composta pela picape Hilux e o SUV Hilux SW4, o SUV RAV4, o sedan de luxo Camry e os compactos Etios e Etios Sedan, que inseriram a marca numa nova categoria, a dos populares.

 

Ver outras marcas