
LIFAN
História da montadora
Fundada em 1992 por Yin Mingshan, começou como uma oficina especializada em motocicletas. Originalmente tinha o nome Chongqing Hongda Auto Fittings Research Centre, e mudou seu nome para Lifan Industry em 1997. Passou a fabricar ônibus em 2003, e em 2004 já era considerada a maior fabricante privada de motocicletas da China. Em 2005 teve início a produção de automóveis, após aquisição da Chongqing Special Purpose Use Vehicle Manufacturing, e sobre a mecânica do Daihatsu Atrai produziu sua primeira minivan, o modelo LF6361/1010.
Expansão
Produzindo desde carros de passeio e veículos comerciais até tênis esportivos e vinhos, seu primeiro veículo próprio foi o sedan 520, que conta com um motor Tritec de origem brasileira. Seus veículos mais conhecidos são o hatch compacto 320, que ficou conhecido como cópia do Mini, 520 hatch e sedan, o sedan médio 620 e o SUV X60. Possui filiais em países como Egito, Etiópia, Irã, Rússia e Uruguai, com o objetivo de intensificar a distribuição do estoque.
Modelos mais conhecidos
Devido à enorme semelhança visual com o Mini, seu modelo mais conhecido no Brasil é o hatch 320. O SUV X60 também tem feito sucesso, graças ao seu custo/benefício, oferecendo espaço e equipamentos de categorias superiores por um preço acessível. Os sedans 530 e 620, e o Foison, pequeno veículo comercial, são os outros produtos que a marca comercializa aqui.