HYUNDAI

De olho na história

A Hyundai nasceu oficialmente em 1967 na Coréia do Sul quando esta se recuperava da guerra, tentando reencontrar seu caminho em meio à economia global em fase de grande crescimento. Entendendo que para entrar no mercado e encarar a concorrência de igual para igual, seria necessário buscar novas tecnologias em tempo recorde e, já no ano seguinte, a empresa obteve uma licença da Ford para montar modelos para o mercado coreano (Ford Cortina e Granada). O primeiro carro 100% desenvolvido pela marca surgiu somente em 1974, o modelo Pony, apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Turim do mesmo ano.

A grande aposta no Brasil

Apresentada no início da década de 90, os modelos daquela época não caíram no gosto do brasileiro por terem design defasado e mecânica pouco confiável. Em 1998, houve o lançamento das vans H100 e H1, que fez com que a marca ficasse conhecida no mercado de veículos utilitários comerciais devido à robustez destes veículos, pois utilizavam mecânica Mitsubishi.

Em 2005, representada pela CAOA, a Hyundai decidiu reinsvestir no Brasil e veio com força total, apostando no lançamento do modelo Tucson, que rapidamente ganhou espaço entre os SUVs médios, tornando-se um dos modelos mais vendidos da marca até hoje. Em 2009 surge a primeira fábrica em território nacional, responsável por produzir os modelos Tucson, HR, ix35 e HD.

HMB

Em 2012, com a fábrica de Piracicaba-SP pronta e a desvinculação da CAOA para os modelos populares, iniciava-se um novo ciclo para a Hyundai e para o mercado brasileiro. Revolucionando todo o segmento de compactos com veículos bem equipados e com qualidade similar a veículos de porte superior, eis que surge a linha HB20 que, desde o seu lançamento, coloca a Hyundai entre as cinco marcas que mais vendem no Brasil.

Ver outras marcas