HONDA

Nasceu com estilo

Em 1948 o Japão se reerguia após a Segunda Guerra Mundial e, em meio ao processo, o engenheiro Soichiro Honda identificou uma oportunidade de negócio: havia a necessidade de um meio de transporte rápido e barato. Eis que surge a Honda Motor Co. Ltd. O primeiro invento foi um motor auxiliar para bicicletas que, no ano seguinte, serviu de base para a prmieira motoneta da marca, a Dream D. Os anos se passaram, surgiram diversos modelos de motocicletas, e todas eram sucessos de venda. Porém, Soichiro queria mais e, em 1963 a Honda ingressou no mercado automobilístico com o modelo S500, tornando-se o primeiro carro esportivo do Japão. Em 1970 iniciaram-se as primeiras exportações para Américas do Sul, Central e do Norte.

Emplacou

Um dos fatos mais importantes na vida da Honda foi o lançamento do Civic em 1972, modelo que se transformou em um dos mais vendidos da história da indústria automobilística.

Na mesma linha de sucesso, o Accord também teve sua importância para a marca, sendo um dos responsáveis pela entrada da Honda em outros mercados promissores, entre eles os Estados Unidos, onde o modelo se tornou o carro mais vendido da década de 90.

Entre as mais buscadas

Pioneira no mercado de motocicletas no Brasil, a Honda sempre foi a marca mais comprada pelo consumidor brasileiro, iniciando suas vendas em 1968 com sede em Manaus-AM, onde importava e distribuia seus produtos no país. Seis anos depois, começaram a fabricar os modelos no mesmo lugar.

No setor automobilístico, as atividades começaram em 1992 com a importação do Accord e, na sequência, os modelos Civic, CRX e Prelude.

Em 1996, com a alta demanda dos modelos, a Honda decidiu montar sua fábrica de automóveis no Brasil, em Sumaré-SP, com capacidade para produzir 15 mil unidades do Civic por ano. Entre os sucessos de vendas da marca no Brasil, estão os modelos Fit, City, CR-V e HR-V.

Ver outras marcas