FIAT

História da italiana

Surge em 1899 a Fábrica Italiana de Automóveis Turim – FIAT, fundada por um grupo de poderosos empresários e políticos da época que tinham como principal objetivo encarar a concorrência da indústria automobilística francesa, que estava em rápido crescimento na Europa, e desenvolver tecnologias para carros de corrida.

Analisando o cenário, um dos empresários (Giovanni Agnelli) deu outros rumos aos planos da empresa quando decidiu fazer carros de produção em massa para pessoas comuns, criando uma das maiores montadoras do mundo.

Conquistou os brasileiros

As atividades no Brasil começaram em 1976, com o famoso modelo 147, que trazia inovações como motor dianteiro transversal, tração dianteira e pneus radiais, até então nunca vistos no mercado nacional. Em 1979 construiu sua fábrica em Betim-MG, sendo a primeira montadora a ter sede fora do ABC paulista.

Seguindo o mesmo caminho de novas tecnologias, em 1984 era lançado o Uno, revolucionando o mercado com um motor econômico e espaço interno de veículos maiores. É conhecido até hoje como o primeiro carro popular do Brasil e o maior sucesso da Fiat.

Muitas opções

Há muito tempo a imagem da Fiat está ligada a carros pequenos, econômicos, versáteis e modernos. Existe uma gama de modelos muito vasta, entre hatches compactos e médios – Mobi, Palio, Punto, Bravo - , sedans com preços acessíveis e mais elevados – Siena, Grand Siena, Linea - , comerciais leves e picapes de diversos estilos – Strada, Toro.

Ver outras marcas