
CITROËN
Escolha um Modelo
Em 1912 a Citroën já operava como fábrica, mas não de automóveis. Era uma fábrica de engrenagens. As atividades automobilísticas começaram quando, neste mesmo ano, André Citroën visitou as fábricas da Ford nos Estados Unidos e se encantou com os métodos utilizados por Henry Ford e, assim como o colega americano, ele decidiu produzir um modelo simples de automóvel, com forte apelo popular. Em 1919 surge o Type A 10CV, o primeiro automóvel da Citroën que revolucionou o mercado francês.
Tecnologia, inovação e mercado
André Citroën estava à frente de seu tempo e, em 1924 construiu o primeiro automóvel todo em metal (utilizava-se madeira até então), o Type B, revolucionando mais uma vez o setor.
Baixo custo e leveza dos materiais aplicados eram seus pontos fortes, e em 1948 a Citroën criou o seu “carro do povo”, o 2CV, que foi desenvolvido para atender a necessidade de trabalhadores rurais e operários, com inovações e design além do seu tempo. Entre outras inovações tecnológicas, estão os motores arrefecidos a bomda d’água, tração dianteira, suspensão hidropneumática e os freios à disco.
A Citroën é a sexta montadora que mais vende carros no mundo, com mais de 8 mil pontos de vendas em 140 países, sendo 70% desse volume de produção fora da França.
Atividades no Brasil
Presente em solo nacional desde 1991, a Citroën atuava com a importação independente dos modelos XM, Xantia e Xsara. Famosa pelos padrões de sofisticação, conforto e segurança de seus modelos, ficou conhecida no Brasil como marca de veículos premium.
Em meados de 2000, a marca inaugurou sua fábrica em Porto Real-RJ, tendo como primeiro veículo nacional o Xsara Picasso, o qual teve um número de vendas considerável em seus primeiros anos. Em 2003, a Citroën passou a fabricar também o C3, modelo mais vendido da marca até hoje.